domingo, 16 de janeiro de 2011

Poesia


OBRA DE CÂNDIDO PORTINARI.
aprendendocomasartes.blogspot.com

O nome deste quadro é Meninos Soltando Pipas, provavelmente de 1943. Com 16 centímetros de altura por 11 centímetros e meio de largura, foi pintado com tinta a guache sobre papel.

O SERTÃO
ESTE É O SERTÃO
QUE TODOS VISITAM
SEJA SEGUNDA OU DOMINGO
POIS ALI ENCONTRAM E SE ENCONTRAM.

A NATUREZA É BELA
POIS É DELA QUE SOMOS PARTE
CADA DIA QUE PASSA
A ADMIRAMOS COM MAIS RESPEITO.

CRIANÇAS BRINCANDO
PRESAS PELA EMOÇÃO
AINDA MAIS LIVRES
POR ESTAR NO SERTÃO.

CENÁRIO VAZIO
POUCAS MATAS
CRIANÇAS INOCENTES
MAS, DEUS O CRIADOR.

Autora: DREWS, S. Margarete


Cândido Portinari
Biografia de Cândido Portinari, obras de Portinari, pintura expressionista, arte expressionista,
artista plástico do século XX, vida de Portinari e principais realizações.

Fotografia de Cândido Portinari
Cândido Portinari foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Este grande artista nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São Paulo), em 29 de dezembro de 1903. Destacou-se também nas áreas de poesia e política.
Durante sua trajetória, ele estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro; visitou muitos países, entre eles, a Espanha, a França e a Itália, onde finalizou seus estudos.
No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café". Deste momento em diante, sua obra passou a ser mundialmente conhecida.
• Dentre suas obras, destacam-se: "A Primeira Missa no Brasil", "São Francisco de Assis" e Tiradentes". Seus retratos mais famosos são: seu auto-retrato, o retrato de sua mãe e o do famoso escritor brasileiro Mário de Andrade.
No dia seis de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores artistas plásticos e aquele que, com sua obra de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. A morte de Cândido Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em certas tintas.
www.suapesquisa.com/biografias/portinari.htm
Postado por: Margarete S. Drews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário