domingo, 5 de dezembro de 2010

A importância da Poesia na Escola.

Poesia é uma forma de expressão nem sempre apreciada. Muitos acham que poesia é chato e, poucas vezes, ela é bem explorada na escola – levando ao preconceito. Esquecemos que a poesia está diariamente em nossa vida, através das músicas. Essas poesias são populares, bonitas e fáceis de compreender.
Nesse ponto, voltamos para a questão da importância do hábito para saber apreciar. É a partir do hábito que se compreende e é a partir da compreensão que se aprecia. Esse hábito deve ser criado e desenvolvido desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Na Educação Infantil pode ser desenvolvido através de rimas simples como por exemplo as músicas do Palavra Cantada. No Ensino Médio, a poesia já pode ser estudada na sua totalidade.
Porém, é a partir dos 6 ou 7 anos de idade que o contato com a poesia pode ser melhor explorado, além de ajudar em diversos aspectos do desenvolvimento. As crianças muitas vezes conhecem de cor músicas como as do livro a Arca de Noé de Vinicius de Moraes mas, nem sempre, lhes é explicado que se trata de poesia. São simples e encantadoras. É um bom começo para uma criança entender a poesia e sua magia. É um ponto de partida.
A poesia também pode ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem, como as crianças disléxicas. Como a poesia tem ritmo e frases curtas, os disléxicos conseguem ler, entender e, a partir daí, gostarem da leitura. Através da poesia, eles podem desenvolver seu vocabulário, a interpretação de textos e sua capacidade de memorização.
www.cidadedosaber.org.br/.../sobre-a-importancia-da-poesia-na-escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário